sábado, 23 de agosto de 2008

Refletindo o curso de Pedagogia.
















No decorrer dos meus sete semestre de do curso de pedagogia foram muitos conhecimentos adquiridos muitos teóricos da educação estudados, na minha pratica de estagio utilizei alguns desses conhecimentos para trabalhar da melhor forma possível com meus alunos, com Freud vimos a importância das fazes da criança buscando respeitar e não reprimir as fases que a criança está passando, tentando na medida do possível evitar neuroses futuras. O professor precisa ter os olhos abertos, não se prender tanto aos métodos (conteúdos), procurar permanecer tranqüilo, inteiro consciente de seu poder e limites. Existe também a transferência, relação professor-aluno, que é um manifesto da inconsciência, onde são endereçados os interesses do aluno, e o que se transfere são experiências vividas primitivamente com os pais, isso pode atrapalhar o aprendizado da criança na sala de aula, com isso procurei ter cuidado com minha afetividade e a do meu aluno. O professor também é marcado por seu próprio desejo que o impulsiona para a função de mestre, segundo Freud “só pode ser um pedagogo aquele que se encontra capacitado para penetrar a alma infantil”.
A teoria de Maslow que tem um grande impacto na estrutura educacional segundo ele para aumentar a efetividade na extensão da escola, diretores, professores, devem considerar as necessidades dos estudantes e sua ordem hierárquica, porque se o aluno estiver com fome ou frio sua necessidade no momento será comer ou se aquecer e não aprender algo, devemos estar sempre atentos as necessidades dos alunos.Além disso a faixa e etária que o aluno se encontra e muito importante também e Piaget considera 4 períodos no processo evolutivo da espécie humana que são caracterizados "por aquilo que o indivíduo consegue fazer melhor" no decorrer das diversas faixas etárias ao longo do seu processo de desenvolvimento , não adianta o professor querer que as crianças acompanhe o mesmo ritmo tem que se respeitar cada etapa. No decorrer do curso cada matéria teve sua importância, aprendi algo que acrescentou algo que construiu todo o meu conhecimento. Entender diferentes concepções de aprendizagem não significa apenas ler o que diferentes teóricos e pensadores falaram ou escreveram sobre o ensino e a aprendizagem, significa também buscar melhor compreender a prática educativa vigente de forma que ao refletir sobre a mesma possamos discutir e agir para transformá-la.A aproximação entre teoria e prática nos mostra novos horizontes que nos possibilitam buscar novas práticas de ensino que facilitem a aprendizagem dos educandos por isso que o estágio é tão importante para a nossa formação.

Um comentário:

Estágio em conexão disse...

Seu blog está ficando maravilhoso.Nunca desista dos seus sonhos! credite sempre,você é maior que todos os obstaculos que a vida pode lhe oferecer.